• Daniel Menezes Gil

Dívida Pública e as Empresas

O mês de outubro começa com um quadro de muitas incertezas para a economia e suas perspectivas.


Nos últimos meses o assunto que vêm sendo abordado e discutido, tanto pelos políticos, quanto a mídia, economistas e especialistas é em relação a dívida pública, o impacto do déficit fiscal do governo e suas consequências.


Segundo o Relatório do IPEA, Conjuntura Econômica número 48 – 3º Trimestre de 2020, apontam para um Resultado Fiscal em 2020 em -13,3% do PIB.


Abaixo replico a tabela do Relatório:



Diante deste quadro, a necessidade do governo financiar esta conta ou financiar seu déficit faz com que ações arrecadadora e esforços para mais receitas entrem na mira das políticas públicas daqui em diante, refletindo sobre as atividades econômicas das empresas por diversos aspectos como: aumento de impostos, incerteza no mercado financeiro e com isto volatilidade da taxa de juros, desvalorização da moeda e com isto aumento de preços de produtos e insumos importados, fuga de investidores, desemprego e como consequência queda na renda e freio na demanda por parte do consumo da famílias, reflexos na indústria e segmentos intermediários, como o atacadista, entre outros efeitos.


E seu negócio está preparado para enfrentar um mercado com estas consequências?


Me responda como vocês está se preparando e que ações preventivas, está pensando?


Daniel Menezes Gil

Economista de Empresas

2 views

Recent Posts

See All

Eleições Municipais

No último dia 15 ocorreram as eleições municipais e, em grande parte dos municípios brasileiros, o resultado já é definitivo por não haver a necessidade da realização do 2º turno. Vi o resultado desta

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com