• Daniel Menezes Gil

Pesquisas sobre o mercado de trabalho

Neste início de ano, empresas de RHs estão divulgando suas pesquisas sobre o mercado de trabalho e existe uma condição comum nestas análises que é a constatação em apontar que empresas não encontram trabalhadores para atender muitas vagas, isto é, não existem profissionais capacitados para muitos cargos.

É uma constatação real, reflexo da velocidade do avanço da tecnologia e especialmente da incorporação da IA (Inteligência Artificial) nas operações das empresas. E muitos cargos que surgirão em menos de 1 a 2 anos não existirão mão de obra também, e portanto, nem as universidades terão absorvido a capacidade de treinarem pessoas para estas funções.

Se entendermos este processo evolutivo, percebo que o processo de treinamento dos trabalhadores mudará de ângulo, passando a ser atribuição da empresa para ser competitiva no seu mercado de atuação.

“O problema com todos esses novos empregos, no entanto, é que eles provavelmente exigirão altos níveis de especialização, e não resolverão os problemas dos trabalhadores não qualificados que estão desempregados. ” Fonte: Yuval Noah Harari

Isto comporta uma visão quanto a tendência e inclusão no planejamento das organizações da prática de fomentar e realizar treinamentos para funções de acordo a necessidade da empresa.

“A criação de novos empregos e o retreinamento de pessoas para ocupa-los serão um processo recorrentes.” Fonte: Yuval Noah Harari

Sendo assim, não adianta as empresas reclamarem e sim darem um passo à frente e agirem, incorporando este novo desafio que é treinarem sua própria mão de obra.

Daniel

mista

0 views

Recent Posts

See All

Eleições Municipais

No último dia 15 ocorreram as eleições municipais e, em grande parte dos municípios brasileiros, o resultado já é definitivo por não haver a necessidade da realização do 2º turno. Vi o resultado desta

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com