• Daniel Menezes Gil

Em tempos de pandemia: profissionais X palpiteiros de plantão!

Updated: Apr 17

Esta pandemia da COVID-19 que se espalhou pelo mundo, tem provocado muitas discussões e abordagens sobre suas causas e consequências para a humanidade, e principalmente seus efeitos para as economias dos países.

No aspecto sanitário da doença, percebo que cientistas, médicos, enfermeiros, acadêmicos e profissionais da saúde, tem auxiliado a maioria dos países, com poucas exceções, a conduzir as políticas de enfrentamento da doença e na ajuda da saúde das cidades, propondo medidas e ações necessárias para o enfrentamento à epidemia da melhor forma.

Embora, em se tratar de uma enfermidade nova, tenho percebido a importância do conhecimento técnico e destes profissionais capacitados no auxílio do combate à pandemia. E, portanto, não tem havido espaço para os palpiteiros de plantão.

Direcionando este assunto para as economias e as relações de produção, comercialização e o enfrentamento da crise por parte das empresas, também percebo a necessidade de uma contribuição mais fundamentada, de profissionais para auxiliar as organizações no enfrentamento desta crise econômica.

O conhecimento mais elaborado e acesso a estudos e casos, deverá contribuir as diversas empresas necessitadas neste momento, para a definição das ações necessárias neste momento, com: procedimentos de curto-prazo, obtenção de recursos, a elaboração de um Plano de Contingência, a identificação de um planejamento de médio e longo prazo baseada em critérios factíveis, enfim, várias ações de forma criteriosa e fundamentada.

Igualmente, ao que estamos vendo nos assuntos relacionados a saúde, na gestão das organizações também não há espaço para palpiteiros e ideias sem fundamento para o enfrentamento da crise na economia.

Esta é uma contribuição para a reflexão.

Daniel Menezes Gil

Economista


5 views

Recent Posts

See All

Eleições Municipais

No último dia 15 ocorreram as eleições municipais e, em grande parte dos municípios brasileiros, o resultado já é definitivo por não haver a necessidade da realização do 2º turno. Vi o resultado desta

© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com